II Jornadas IPA

Encerramento do Mês da afasia
1 de julho em Lisboa
Boas práticas na afasia: o Futuro Presente

O IPA acredita que em Portugal já nos encontramos a fazer um caminho de mudança tendo como meta cada vez melhores serviços disponíveis quer ao nível da intervenção terapêutica quer ao nível da integração social para as pessoas com afasia e seus familiares. Apesar disto e de existir cada vez mais consciência acerca da importância da inclusão e da acessibilidade para todos, ainda existem importantes transformações a ocorrer, para que as pessoas com afasia possam ter as mesmas oportunidades de participação social e não encontrem tantas barreiras ao seu retorno a uma vida satisfatória e ativa para si.

Neste caminho já iniciado por muitas pessoas, instituições, profissionais – agentes de mudança – podem ser identificados desafios e barreiras. A implementação de soluções exige, portanto, muita criatividade, persistência, coragem e ousadia. E acima de tudo, requer união e trabalho conjunto entre todos os agentes de mudança. 

O IPA acredita no poder de encontrar soluções em conjunto, no poder da investigação científica e seus resultados, e ainda, no poder da inspiração provocada por uma ideia ou um sonho, pelos exemplos de sucesso, pelas pessoas apaixonadas e experientes neste caminho quer em Portugal quer além fronteiras ou por um testemunho de vida com afasia. 

Na segunda edição das JORNADAS IPA, no encerramento do mês da afasia, pretende-se, portanto, reunir vários agentes desta mudança para um encontro de reflexão, discussão e aprendizagens. Da parte da tarde, daremos ouvidos a convidados muito especiais, cujas histórias, das mais diversas perspectivas e experiências, irão inspirar todos os participantes a envolverem-se na criação de melhores soluções quer terapêuticas quer sociais com impacto positivo na vida das pessoas com afasia em Portugal. 

Não fique de parte deste movimento: inspire-se e envolva-se! 

Ficamos à sua espera! 

Comissão Organizadora

Paula Valente (Terapeuta da Fala; Direção do IPA)
Bárbara Maia (Pessoa com afasia; Direção do IPA)
Ana Serra (Terapeuta da Fala)
Helena Marques (Terapeuta da Fala)
Nicole Gonçalves (Psicóloga)

 Comissão Científica

Assunção Matos (Terapeuta da Fala; Direção do IPA)
Brígida Patrício (Terapeuta da Fala)
Inês Tello Rodrigues (Terapeuta da Fala)
Helena Almeida (Psicóloga)
Marta Luís (Psicóloga)