O que fazemos

Tendo em consideração os desejos, as necessidades e expectativas da pessoa com afasia, ajudamo-la a atingir os seus objetivos de comunicação e participação social, através dos nossos Programas Terapêuticos

O Programa Introdutório e o Programa Revelo-me foram desenhados de forma a proporcionar uma abordagem progressiva dos objetivos a atingir, num ambiente facilitador de trabalho individual e em grupo dirigido tanto à pessoa com afasia como aos seus familiares e amigos.
Como funciona?
  • Os Programas e Serviços são abertos a toda a gente. 
  • A participação nos programas de intervenção tem um custo que será ajustado de acordo com as possibilidades económicas de cada pessoa.
  • Qualquer pessoa com afasia que já não esteja hospitalizada pode beneficiar dos nossos serviços, bem como os familiares, em qualquer altura, isto é, independentemente do tempo decorrido desde a lesão cerebral. 
  • A intervenção do IPA insere-se numa Abordagem Psicossocial à afasia e, portanto, a nossa intervenção foca-se no impacto que a Afasia (como perturbação da comunicação) tem na vida da pessoa e sua família. Não substituímos a terapia da fala tradicional focada nos defeitos linguísticos mas sim complementa-mo-la, em qualquer fase de evolução da afasia. 
  • A pessoa com afasia poderá ter outras dificuldades além da afasia que a limitem noutras áreas da sua vida podendo estar a receber intervenção profissional (p.e. fisioterapia, terapia ocupacional, apoio domiciliário). A nossa abordagem terá sempre em consideração essas intervenções (ou a necessidade delas) no sentido de um trabalho em equipa e de complementaridade.

     


Como marcar a 1ª sessão de acolhimento? 
- Por telefone 
- Por email 
- Preenchendo a Ficha de Referenciação.




Tem afasia? 

Esta apresentação contêm a informação formatada de forma a que seja mais acessível para a pessoa com afasia

Carregue sobre as imagens para mudar de página. 

Se desejar, poderá expandir a imagem para ecrã inteiro.