O que fazemos‎ > ‎

Eventos IPA

4 de Novembro 2017 | JANTAR DE GALA 2017

Vem aí a noite especial! O maior evento de angariação de fundos IPA é muito mais que um jantar. Uma noite de encontro, celebração, amizade, união em torno desta causa. O IPA é uma Associação Sem Fins Lucrativos que valoriza a presença e participação dos seus amigos na concretização da sua missão. Todos juntos podemos fazer a diferença.

Uma noite especial onde todos são importantes por isso...Participe.

Local: Quinta do Galo (Rua Dr. Bernardino Machado 886, Maia) pelas 20h.



1 de Julho 2017 | II JORNADAS IPA

O IPA acredita que em Portugal já nos encontramos a fazer um caminho de mudança tendo como meta cada vez melhores serviços disponíveis quer ao nível da intervenção terapêutica quer ao nível da integração social para as pessoas com afasia e seus familiares. Apesar disto e de existir cada vez mais consciência acerca da importância da inclusão e da acessibilidade para todos, ainda existem importantes transformações a ocorrer, para que as pessoas com afasia possam ter as mesmas oportunidades de participação social e não encontrem tantas barreiras ao seu retorno a uma vida satisfatória e ativa para si.

Neste caminho já iniciado por muitas pessoas, instituições, profissionais – agentes de mudança – podem ser identificados desafios e barreiras. A implementação de soluções exige, portanto, muita criatividade, persistência, coragem e ousadia. E acima de tudo, requer união e trabalho conjunto entre todos os agentes de mudança. 
O IPA acredita no poder de encontrar soluções em conjunto, no poder da investigação científica e seus resultados, e ainda, no poder da inspiração provocada por uma ideia ou um sonho, pelos exemplos de sucesso, pelas pessoas apaixonadas e experientes neste caminho quer em Portugal quer além fronteiras ou por um testemunho de vida com afasia. 

Na segunda edição das JORNADAS IPA, no encerramento do mês da afasia, pretende-se, portanto, reunir vários agentes desta mudança para um encontro de reflexão, discussão e aprendizagens. Da parte da tarde, daremos ouvidos a convidados muito especiais, cujas histórias, das mais diversas perspectivas e experiências, irão inspirar todos os participantes a envolverem-se na criação de melhores soluções quer terapêuticas quer sociais com impacto positivo na vida das pessoas com afasia em Portugal. 

Veja fotos das II Jornadas aqui.


20 de Fevereiro 2017 | 1º ANIVERSÁRIO IPA

É com enorme satisfação que convidamos todas as pessoas que nos seguem e apoiam para o evento comemorativo do 1º Aniversário do IPA, no dia 20 de Fevereiro, das 18h30 às 20h, no espaço Café FNAC do NorteShoping. 

Faz um ano que nasceu em Portugal esta organização tendo em vista a inclusão social das pessoas com afasia e o bem-estar das mesmas e respetivos familiares, e com uma visão ampla de trabalho que envolve a própria comunidade na mudança. Pelo caminho começado e percorrido, queremos celebrar. Num evento simples e simbólico, com a duração de apenas uma hora, gostaríamos muito de ter presentes os nossos Parceiros e Amigos, para dar a conhecer resultados, mas acima de tudo, reforçar o nosso agradecimento e vontade de continuar a trabalhar em rede.
O IPA trouxe para Portugal soluções inovadoras para o problema da afasia e celebrará, neste evento, resultados, parcerias e desafios. Será, portanto, muito importante e gratificante contar com a presença de todos!


Veja algumas fotos aqui.


12 de Novembro 2016 | JANTAR DE GALA 2016

Está nas nossas mãos melhorar as respostas disponíveis para as pessoas que, subitamente, se deparam com a afasia e uma perturbação de comunicação nas suas vidas. Está nas mãos de todos nós eliminar barreiras, construir rampas, colocar Portugal lado a lado com outros países no que concerne aos modelos de intervenção na afasia. 
Ver além da perturbação da linguagem exige mudanças a todos os níveis.
Um problema que afecta gravemente a vida social exige uma verdadeira transformação social.
Este evento foi um sucesso! Contamos com a participação de quase 150 pessoas. Veja fotos aqui.



4 de Junho 2016 | I JORNADAS IPA

A visão do Instituto Português da Afasia passa por um Portugal sem barreiras para as pessoas com afasia, onde estas encontrem uma Sociedade preparada e conscientemente adaptada a elas, possibilitando-lhes assim as mesmas oportunidades de participação activa e equitativa, isto é, a retoma de uma vida com qualidade e dignidade depois da afasia. 


Para tal, o IPA, nos seus estatutos, propõe-se acções de divulgação, sensibilização e educação sobre a temática da afasia e da acessibilidade comunicativa, envolvendo vários agentes da comunidade e parceiros sociais, nacionais e internacionais. Acreditamos que o caminho dever ser feito de forma concertada entre estes diferentes organismos e pessoas e impulsionados através de momentos de encontro, discussão e reflexão. 

Assim sendo, estas JORNADAS constituem o primeiro momento de reflexão, encontro e, ousadamente, assumimos que é um momento de provocação. “Afasia… e depois?” Remete-nos para além da afasia… além das intervenções de base clínica… além da linguagem… provocamos todos os participantes a olhar para a afasia e suas consequências e ir mais além. Com convidados nacionais e internacionais com vasta experiência profissional e científica na intervenção com as pessoas com afasia, queremos reflectir sobre a intervenção na afasia mais centrada no impacto que mesma tem ao nível das actividades, participação social e da qualidade de vida. 

Desta forma, acreditamos que começamos a posicionar Portugal, lado a lado com outros países que procuram, já há vários anos, introduzir de forma sistemática a filosofia da Life Participation Approach to Aphasia, nas suas práticas diárias e de investigação. 

Veja fotos aqui.


28 Novembro de 2015 | JANTAR DE GALA IPA

Este é o primeiro evento organizado pelo IPA com o objetivo de angariação de fundos. O dinheiro angariado destina-se a apoiar o projeto a dar os primeiros passos firmes na implementação das suas atividades. Venha ajudar-nos a cumprir a nossa missão de trazer mais bem-estar para as pessoas que vivem e convivem com a afasia. 

Veja fotos aqui.